sábado, agosto 18, 2007

Walt Stanchfield 01: Abstraindo a Essência

Projeto de Tradução: Walt Stanchfield
Traduzido por: Diego Stoliar
Original por: Animation Meat
www.seanima.org

Semana passada eu dividi os esboços de Ron Westwood com vocês. Eu não estava defendendo um estilo de desenho, apenas no fato de que um estilo solto permite o estudo e a prática da ação do desenho. Algo que é difícil de fazer se tentarmos fazer um desenho limpo e finalizado de primeira.

Aqui estão alguns alguns esboços feitos em classe por Broose Johnson. Eles são simples em estilo e capturam a essência da pose com economia de linhas, e como você pode adivinhar, em pouquíssimos segundos:

Note como no grupo 1 Broose conseguiu mais torção na segunda tentativa por abrir o buraco do braço do vestido, trazendo o seio à vista, mandando o V do vestido mais para trás e em volta, quebrando a silhueta com o cabelo e adicionando uma dobra da cintura esquerda para o ombro direito.

No grupo 4 note como no desenho da direita a tensão foi aumentada entre a cabeça e os ombros, causando uma sensação de movimento. Um ângulo mais agudo no torço da garota permitiu que o cabelo ficasse pendurado, um toque sutil. Note como o espaço negativo entre as cabeças é melhorado. Essa mesma área no desenho da esquerda está levemente estática, repetindo os ângulos perpendiculares do corpo e dos braços da garota.

Eu não estou tentando ser exotérico. Esse modo de pensamento vai leva-lo a um desenho mais expressivo, especialmente para animação onde a linguagem corporal é tão importante. Isso vai ajuda-lo a capturar a essência de um gesto, e, como nos desenhos de Broose, com uma economia de linhas.

Minha filosofia é: Se você pode desenhar com 10 linhas, porque usar 75? E quem pode argumentar com a filosofia de que: Se você pode desenhar em 5 minutos, porque levar meia hora?

Eu continuo procurando por um atalho para aprender a desenhar mas como Ollie Johnston costuma dizer sobre desenho em geral, "Não é mole". Algumas vezes eu tento fazer os estudantes olharem para a forma abstrata do todo. Eu não tenho sempre certeza se estou explicando o que quero dizer com "abstrato".

Semana passada (enquanto dirigia para casa na minha van) esbocei essas formas abstratas (masculinas) de alguns tipos de corpos familiares. Se quando estiver desenhando do vivo você puder achar uma dessas formas (ou um dos seus próprios designs) no personagem que está desenhando, isso vai salva-lo da agonia de procurar por linhas no modelo para copiar. Se você sabe a forma abstrata do todo com que está lidando, vai ser mais fácil aplica-la ao gesto.


"Ache o abstrato no próprio gesto."

Adicionalmente, para te ajudar a capturar características gerais do corpo, achar o abstrato no próprio gesto também vai ajudar. A palavra abstrato, como eu uso significa resumir, abstrair de, tirar uma breve impressão dos elementos essenciais de uma pose.

Então tire um momento para estudar o tipo de construção de corpo, formando um desenho abstrato dele na sua mente, depois faça o mesmo para a pose como um todo. Isso simplesmente significa perder 90% do detalhe e ver apenas os 10%, aquela abstração da pose, a sua essência.

Um exemplo clássico foi em uma nota de umas duas semanas atrás. Havia uma linda e quase misteriosa forma abstrata na pose. O artista se perdeu nos (confusos) 90% de detalhes. No meu esboço eu tentei lidar apenas com aqueles 10% de coisas essenciais.

Aqui está outra onde o artista estava somente desenhando coisas (Cabeças, braços, pernas etc). Apenas para colocar todas no papel.

Eu procurei não apenas pelas formas abstratas do corpo mas também pelo abstrato da pose. Usei a retidão do homem, seu corpo mais jovem como um tipo de suporte para a atenção deles para com a câmera (Eles estavam sendo fotografados para um álbum de família), que é ajudado pela forma da mulher mais velha curvada para frente.

Você pode sentir o movimento saindo pela esquerda da tela onde a câmera está? Ângulos e espaços negativos estão envolvidos também. Olhe de um desenho para o outro e você vai ver o que acontece com os espaços negativos e como eles ajudam a definir e simplificar o desenho.

Eu não tentei desenhar uma cabeça, um braço ou um corpo. Eu olhei para as formas abstratas e elas definiram as partes do corpo para mim.

3 comentários:

André Oliveira disse...

ótimo trabalho, já assinei o feed

Diego Stoliar disse...

Valew André!

Anônimo disse...

valeu cara. MUito bom.