sábado, agosto 18, 2007

Celtx

No momento estou fazendo alguns roteiros para curtas live action e gostaria de compartilhar com vocês a ótima experiência que estou tendo com um software grátis de roteiro que achei na web.
O site oficial é Celtx.com e lá vocês podem dar download da versão em português (brasileiro) que já vem com dicionário e corretor ortográfico, tudo prontinho e setado (na versão anterior tinha que se baixar o dicionário separado). O bicho é bem completo, tem todas as funções e atalhos que um roteirista pode querer, além de permitir exportar o roteiro em txt e pdf.
E o Celtx não é só um software de roteiro, é também de pré-produção e produção, ótimo para filmes de baixo-orçamento. Nele você consegue definir elementos de produção (personagens, cenários, locações, objetos de cena etc) e definir facilmente aonde esses elementos se encontram no roteiro. Depois é só gerar os relatórios que podem cruzar referências e mostrar apenas os diálogos de um personagem no filme todo, ou em quais cenas um determinado objeto aparece, ou em que cenas um determinado cenário é usado.
A imagem acima mostra a função de calendário de produção. É só arrastar as cenas. Pode ser visto em formato de dia, semana e mês.

O software não é específico para animação mas pode ser usado nesse sentido também. Além do formato de roteiro de cinema e de teatro ele vem com formato para storyboard.
Tem também o formato de texto puro para argumentos, escaletas, texto original etc. E vem com uma função bem legal chamada borrador que funciona como um caderno de anotações e rascunho aonde você pode jogar um texto temporariamente para deixar o roteiro sempre limpo.

Ah! Além do borrador você também pode colocar notas no roteiro, muito útil para trabalhar em equipe. Depois é possível escolher imprimir com ou sem as notas.

Dêem uma boa estudada nele porque vale a pena mesmo. Ainda não achei nenhum software grátis na web que se compare ao Celtx. Ele usa a mesma base do Firefox que é o melhor navegador de internet hoje.

Nenhum comentário: