quarta-feira, abril 16, 2008

Plugins para animação em flash

Novos programas específicos para animação 2d surgiram nos últimos tempos (toon boom studio, toon boom digital pro, anime studio, etc), com isso vários estúdios e animadores migraram para estes novos softwares abandonando o flash devido a falta de recursos.

Mas alguns animadores resolveram dar a volta por cima e desenvolveram plugins para facilitar o trabalho de animação com flash, trazendo novamente a atenção ao programa.

Segue abaixo uma lista de links (em inglês) de plugins e comandos
www.trickorscript.com/tricksandscripts.html ( Site do brasileiro Alan Camilo )
www.dave-logan.com/weblog/?p=46
www.animonger.com/flashtools.html
www.coldhardflash.com/2004/11/flash-software-and-plugins.html
www.toonmonkey.com/extensions.html
bbs.coldhardflash.com/viewtopic.php?f=19&t=214

Estas extensões economizam tempo e aperfeiçoam os movimentos da animação, por exemplo: com o THUMBNAIL PLUGIN do site trickorscript, após desenhado todos os movimentos de bocas, o plugin carrega estas bocas em pequenas imagens (thumbnails) e ao clicar em determinada boca, um keyframe é automaticamente criado na timeline com a boca escolhida, facilitando muito a dinâmica do lipsync.

Navegue nos sites e ache o plugin que satisfaça sua necessidade, o interessante é produzir num pequeno espaço de tempo uma animação de alta qualidade.

Quero ressaltar também que não estou desfazendo de nenhum software, afinal o importante é o resultado final do projeto independente de como foi feito. Este artigo é apenas uma luz para os interessados em animação com flash.

2 comentários:

Diego Stoliar disse...

Nesse link você pode achar uma grande lista de links...
incluindo o meu site :)

André disse...

Fala Diego...

Esse www.trickorscript.com apesar de ser em inglês, é do brasileiro Alan Camilo que agora está na Seagulls Fly.

Vale a pena conferir esses scripts porque o cara realmente entende do assunto. Ele começou a desenvolver para os filmes da Labocine e agora tá famoso mundialmente...

E parabéns pelo site você também.