quinta-feira, junho 19, 2008

Elephants Dream e Creative Commons

É de alguns anos a idéia de se produzir softwares livres e distribuí-los gratuitamente pela internet. Mas é bastante recente a idéia de se produzir conteúdo intelectual para serem distribuidos gratuitamente, para deus e o mundo, e para quem quiser mexer e alterar. Extendendo um pouco o post abaixo, o Big Buck Bunny é um filme open source, que faz parte do sistema de creative commons. Isso significa que eles estão distribuindo na internet todo o filme gratuitamente, com todos os arquivos de produção, como as cenas animadas, as músicas, o models, tudo-tudo, para você fazer o que quiser. Ou se você quiser exibir na sua cidade você não precisa pedir autorização a ninguém (desde que creditem os realizadores, justiça seja feita).

O Big Buck Bunny é a segunda animação livre do qual ouço a respeito. A primeira, também feita em Blender, e provavelmente pela mesma equipe (ou não, mas certamente parte do Blender foundation) é o Elephants dream. E como o Big Buck Bunny, é notável a qualidade visual do filme.



Elephants Dream from Blender Foundation on Vimeo.

Seria muito interessante se muitos outros filmes fizessem o mesmo, e que não necessariamente sejam feitos em blender. Penso que o mais gratificante dessa história toda é poder ver e estudar o arquivo de produção dos caras. É uma ótima maneira de se aprender.

Nenhum comentário: