sábado, dezembro 06, 2008

Dinâmica de Características

Uma coisa essencial no desenvolvimento de personagens e da série como um todo é a dinâmica que acontece entre as características que definimos para cada personagem. Suas motivações, suas peculiaridades e até suas propriedades físicas se completam, entram em choque e criam as situações e conflitos nos episódios, além de darem o tom da série.

A coisa que mais vi nos projetos para o edital de séries do AnimaTV são personagens que não fecham com o tema ou que não tem dinâmica alguma implícita, não existe insinuação dos possíveis conflitos. Uma bíblia escrita assim não serve como uma máquina de idéias para o roteirista, e é portanto inútil.

O protagonista, nossa estrela, aquele com quem temos que nos identificar é a peça chave para a série. A partir de suas características os roteiristas criarão a maior parte dos episódios. O brainstorm se dá de forma bem simples: Como vou explorar a característica x do personagem y? É claro que durante o episódio todas as outras características podem ser exploradas e mencionadas, mas a fonte de um episódio normalmente é uma situação criada para colocar o personagem em xeque: Como ele resolve isso sendo dessa forma?

Nota: Muitos episódios partem das características dos coadjuvantes também, e eles acabam protagonizando, afinal são co-estrelas. O importante é pensar em como explorar características!

Explorar o personagem é na verdade apresenta-lo, pedaço por pedaço, episódio por episódio... E fazer com que o público ame sua personalidade, já que se identifica e aprende com suas experiências etc...

Uma forma fácil de definir os personagens secundários é pensar em como suas personalidades vão se encaixar com a do protagonista. Como, através deles, poderemos mostrar, valorizar e colocar as características de nosso herói em conflito.

Um exemplo que estou sempre puxando nas oficinas é o seguinte:

Bob Esponja é o super amigo, ele ama seus amigos mais que tudo no mundo. Seria incapaz de magoa-los e prefere perder um de seus orifícios do que perder uma amizade. Além disso ele é todo certinho(quadrado) e seria incapaz de tomar uma atitude incorreta com um amigo do peito.

O "amor incondicional aos amigos" é só uma característica de Bob, mas vamos isola-la e pensar em como valoriza-la!?

Bom, primeiramente ele precisa de um melhor amigo em todo o mundo. Essa é a função de Patrick. Ele é como um irmão da mesma idade e uma oportunidade de Bob mostrar todas as suas características como amigo fiel e criador de infinitas brincadeiras. Ele mostra também que Bob não escolhe suas amizades, já que é amigo de Patrick mesmo que na maioria das vezes ele seja obtuso e bobo como uma estrela do mar.

Mas como mostrar o adjetivo "incondicional"?
Lula Molusco odeia Bob Esponja e gostaria que ele se mudasse para bem longe para sempre! Mesmo assim Bob o ama como um amigo do peito e vive confundindo o fato de serem vizinho com o fato de serem amigos próximos. O Fato de Bob amar até quem o odeia enfatiza a característica e a leva ao extremo, chegando a inconveniência.

É claro que essa é apenas uma das características e poderíamos analisar bem mais a fundo, mas na nossa "pré-bíblia" (documento específico do AnimaTv) devemos apenas insinuar, usando o texto apenas para mostrar que essas possibilidades existem e geram histórias. Imagine que quem lê as características deve criar as histórias e os conflitos espontaneamente. O aprofundamento disso vai se dar na bíblia completa e vai ser maior ainda na bíblia de produção e ainda mais detalhado durante os episódios, então não se preocupe com isso ainda.

Pra fechar então podemos ver mais um exemplo sem a parte explicativa (da forma como entraria na nossa pré-bíblia e lembrando que esse seria um trecho da descrição):

Além de seus amigos a coisa mais importante para Bob Esponja Calça Quadrada (que em inglês significa "o certinho, o correto, o quadradão") é seu emprego como cozinheiro do Siri Cascudo. Ele trabalharia de graça, de segunda a segunda se pudesse, fazendo os famosos e deliciosos Hamburguers de Siri.

Lula Molusco, além de seu vizinho, é seu colega de trabalho. Preguiçoso e com grandes pretensões artísticas o nojento polvo odeia a rotina de trabalho diária e só fica ali porque tem que ganhar seu salário. É incapaz de ficar um segundo além de seu horário e passa o dia emburrado de tédio.

O Sr Sirigueijo, dono do fast food Siri Cascudo, é o chefe mais pão duro e explorador do mundo! É mais fácil abrir uma ostra do que suas garras de siri quando o assunto é dinheiro. Capaz de virar a própria mãe do avesso para ver se cai 1 centavo. Avarento, ele nunca vai gastar nada além do necessário para manter o restaurante funcionando e Bob sempre feliz e trabalhando, afinal o Hamburguer de siri é o segredo do sucesso de seu negócio.

Como dá para notar falei muito pouco de um personagem na descrição do outro. Fiz só para mostrar que isso é possível mas que, mesmo sem isso e, apenas pelo fato das características se chocarem, podemos intuir os possíveis problemas de relacionamento e imaginar 12 capítulos de série facilmente, só dentro do Siri Cascudo.

O que tentei evitar nas descrições a todo custo foram as famosas "listas de características" somadas aos "adjetivos clichês": Lider, curioso e brincalhão nosso herói... etc... Imagine um juri analisando 1000 projetos com um formato como esse, o seu vai acabar passando direto. Evite!

Outra coisa que fiz foi usar exemplos rápidos de situações mas sem, nunca, explicar ao leitor como usa-las, e muito menos explicar qual o objetivo pedagógico ou filosófico da série. O "explicativo" além de chato subestima o profissional que vai estar avaliando seu projeto. Preveja que ele entende de roteiro, que é capaz de imaginar as situações possíveis e que vai poder intuir, a partir das descrições, sobre o que estamos falando e como criaremos identificação... E se ele não conseguir entender isso no conceito, na proposta ou nas descrições você vai ter os argumentos e o roteiro do episódio piloto para demonstrar isso também.

Note que no primeiro exemplo (da amizade) coloquei os trechos explicativos em azul e no segundo exemplo (do trabalho) em vermelho esses trechos não existem.

Notamos também Siri Cascudo (no original Krusty Krabs - Siri Crocante) é o palco para os conflitos que serão gerados por essas características, quer dizer, os conflitos insinuados são muito importantes para criar os cenários. O fato do nome do restaurante se assemelhar ao seu dono também colabora para fazer um comentário social sobre o marketing dos fast food, identificá-lo e manter o universo todo coeso e dentro do tema. Eu não acharia estranho se houvesse uma garra de siri gigante saindo do teto. Imagine o local onde a "senhora do pão de queijo" mora, eu acredito que seja numa fazendinha bonitinha em minas gerais, isso é criar um universo temático, tudo ajuda! :)

4 comentários:

Anônimo disse...

Show!

Anônimo disse...

Uma coisa para se lembrar é quando alguns produtores pedem para se fazer um projeto de série "parecido com o Bob Esponja". Nessa hora, a única saída é sorrir amarelo.

"Copiar" simplesmente o Calça Quadrada não é tão funcional porque justamente não haverá os personagens que lhe dão apoio.

Nâo adianta enfiar um clone do Bob num lugar onde não existe um Patrick, Lula Molusco, Siri Crocante etc etc


Paulo "Odi Ceia" Fabian

Diego Stoliar disse...

Concordo Paulo,
acho que copiar, principalmente o Bob Esponja, é um tiro no pé. Acredito que algumas séries "pegam a mesma onda" que outras, mas existe uma grande diferença entre as duas estratégias.

Bob Esponja foi uma das séries mais criativas que apareceram nos últimos tempo e copia-la apenas é tirar essa característica que é a mais essencial da série.

Só pra ficar exemplificado, pra mim Flap Jack é o sucessor perfeito do Bob Esponja, tem o mesmo nível de surrealismo, criatividade etc...

Tem um personagem altamente bondoso e amigo que é o próprio Flap Jack, um detestável e traiçoeiro que é o pirata e outro que faz o papel da mãe, que é a baleia. Ele não copia, mexe um bocado na estrutura e na lógica dos relacionamentos... e os personagens não tem nada a ver com o Bob Esponja mas definitivamente foi uma série criada para pegar a mesma onda: Surrealismo + Mar + Piratas + Aventuras + Amizade.

Não sei se expliquei bem mas acho que é por ai!

Anônimo disse...

Muito bom esse texto. É melhor texto sobre criacao de serie. Excelente! Excelente!

Roberto.