terça-feira, dezembro 09, 2008

Treinamento e Outras idéias!

Segue abaixo a resposta de um e-mail para lista de Desenvolvimento de Séries sobre como resolver os problemas de demanda por animadores que o AnimaTV vai acabar gerando... São só idéias mas se você está procurando se movimentar vale a pena dar uma lida, vai que você se identifica com alguma :)

Oi Cristiane,

aproveitando sua pergunta vou tirar uma dúvida que um dos autores de Porto Alegre teve para a série dele que seria feita em Blender, um software relativamente novo no "mercado" de 3D:

É possível estar colocando treinamento de equipe no orçamento da série para o AnimaTv, tomando cuidado é claro sobre como compensar isso. No caso dessa série específica o Blender é um software livre, ou melhor, grátis! A grana que ele estaria gastando para comprar licença para 10 Mayas ele vai acabar investindo em treinamento, dai compensa.

Cuidado que uma coisa é produzir a série (12 episódios em 1 ano) e outra é produzir o piloto (6 meses)... Avalie bem se é necessário treinamento para fazer o piloto mesmo!

Outra coisa é que eu acredito que o AnimaTv vai forçar os estúdios a estarem subcontratando mão de obra de todos os estados. Mesmo que isso não aconteça efetivamente com um estado ou outro acho que é uma boa oportunidade para estar pleiteando com universidades a criação de formações de animação! Afinal em breve existirá demanda e temos números na mão pra estar reforçando essa idéia: tanto os números e valores do AnimaTv quanto os números da pesquisa de animadores.
http://www.abca.org.br/animadoresdobrasil/
Obs: Divulguem a pesquisa de animadores, mesmo para os que ainda não são sócios da ABCA, quanto mais preciso for esse número melhor para todos nós! Ah! e divulguem a ABCA claro, quanto mais gente mais força a associação vai ter... Se na sua região ainda não tem uma Regional da ABCA é uma boa idéia tentar criar uma logo. Aqui em Curitiba tem bastante gente legal na oficina e eles ainda não tem uma regional ainda!

Uma outra coisa importante em termos de movimentação que está virando questão nas oficinas é que muita gente ainda não tem produtora e tem que encontrar uma para entrar no AnimaTV. Algumas pessoas inclusive já possuem um grupo de amigos que trabalham na área e que estão participando da criação da série. Acho que essa é uma boa oportunidade para todos de pensar seriamente em abrir uma produtora.

O super simples ou simples nacional pode ser uma boa opção para começar- http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

Só tem que tomar cuidado para verificar com o contador da produtora se com o simples nacional é possível estar gerando a documentação necessária para o AnimaTv. Essa é uma questão legal que nem a coordenação do AnimaTv teve como responder ainda. Sugiro que a galera corra atrás disso o quanto antes para não ser barrada por uma questão legal. Quem souber e puder postar um comentário aqui vai estar ajudando a todos.

Mesmo que não seja possível entrar no AnimaTv com o super simples de repente ele é uma opção viável para começar a montar seu próprio estúdio para o próximo edital e dai fazer a conversão para empresa tradicional!

Lembrando também que a empresa deve ser registrada na Ancine para entrar no edital - ver regulamento no site do AnimaTv para mais infos.

Ainda vou estar tentando ver mais sobre isso, mais acho que vale a pena correr atrás logo!

Outra coisa importante é estar produzindo material didático em português para os animadores se auto-formarem também. Livros, DVDs de treinamento, etc... Eu estou tentando escrever mais aqui no SeAnima - e temos um mutirão lá para traduzir as notas do animador Walt Stanchfield que são de domínio público - Quem puder ajudar por favor deixe um comentário aqui com contato, website etc...

Encontrar Editoras interessadas em fazer traduções também é uma idéia interessante. Eu sei que já existem editoras conversando sobre o Survival Kit já... Um livro traduzido pode mudar o andamento da animação no Brasil, por incrível que pareça. Eu diria que além desse seria legal o "Timing for Animation", e um bom livro de roteiro e formatação de série como o "Animation Writing and Development" ou o "How to Write for Animation"... um que me parece bom de storyboard também é o "Prepare to Board"... as idéias são infinitas.

Nenhum comentário: